Educação
Estudantes da Região Metropolitana de Salvador participam de Oficinas de Educação Ambiental promovidas pela Braskem
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Braskem realizou novas edições das Oficinas de Educação Ambiental, um projeto que busca conscientizar estudantes do SESI e de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana para o descarte correto de resíduos e demais práticas sustentáveis em prol do nosso planeta. Nesta quinta-feira, 6 de junho, a Escola Municipal Sônia Regina de Souza, de Camaçari, recebeu o evento, que, de forma didática, lúdica e participativa, proporcionou a mais de 160 crianças e adolescentes o aprendizado sobre a importância da reciclagem e das boas práticas sustentáveis para o meio ambiente. Neste primeiro semestre foram realizadas 20 oficinas, sendo 16 em Camaçari e quatro em Candeias, com a participação de cerca de 800 crianças. Para o segundo semestre, está prevista a realização de mais 12 oficinas em Salvador e a expectativa é de que até o final do ano todas as 32 edições beneficiem mais de 1.000 crianças.
As Oficinas de Educação Ambiental levam às escolas dinâmicas que promovem a mudança da mentalidade linear para a circular, conscientizando sobre os benefícios e a importância da reciclagem para a sociedade e o planeta. Isso acaba fortalecendo os conceitos de economia circular e promovendo o aprendizado sobre a destinação correta de resíduos. Por meio de palestras e de jogos de perguntas e respostas, são abordados temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas. Em Camaçari foram atendidas as escolas Cosme de Farias, SESI Milton Santos, Escola do Natal e Sônia Regina de Souza. Já em Candeias participaram as escolas municipais Padre José de Anchieta e Pasto de Fora.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta que as oficinas buscam despertar uma consciência ambiental nos pequenos, que prestam atenção aos conteúdos abordados nas dinâmicas e transmitem esses conhecimentos aos familiares, vizinhos e amigos. “As crianças engajam e causam mudanças positivas em suas comunidades. O objetivo das oficinas de educação ambiental nas escolas é que esses jovens se tornem multiplicadores das práticas de reciclagem em suas comunidades, contribuindo assim para que essas ações se tornem rotineiras no dia a dia”, explica a gestora.
Além das palestras, a Braskem também estimulou a reciclagem nas escolas com a entrega de cinco cestos coletores, com o intuito de contribuir com o serviço de coleta seletiva a ser implantado pela Limpec, empresa de limpeza pública de Camaçari, em todas as unidades de ensino participantes do município. Os resíduos recicláveis coletados nesses locais serão destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que também participou das ações palestrando sobre como funciona e quais são os desafios e potencialidades da cadeia da reciclagem. Áldene Motta, presidente da Limpec, enfatiza a importância da ação para despertar nas pessoas novos hábitos de consumo e de descarte. “Nós sabemos que esse trabalho vai transformar nossa sociedade, garantindo um futuro melhor para a nossa cidade”, observa.
Escolas de Salvador – Na capital baiana, as Oficinas de Educação Ambiental irão ocorrer a partir do mês de julho. A Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, será uma das unidades a receber a ação. A cooperativa parceira no município será a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental – CAMAPET, que ministrará palestra nos eventos sobre a cadeia da reciclagem, além de receber os resíduos coletados. A iniciativa também será promovida em outras duas escolas da cidade a serem definidas. Em 2023, a Braskem realizou quatro oficinas de Educação Ambiental para comunidades de Camaçari, Candeias, Dias d´Ávila e Salvador, com um público total de 496 pessoas sensibilizadas.
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.
Educação
Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho
As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam nessa sexta-feira (7).
O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.
“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.
Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.
O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.
Enem
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.
Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.
Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Educação
Últimos dias de inscrições para o Programa de Estágio da Indorama Ventures
A Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em diversos mercados em expansão, segue com as inscrições abertas para o seu Programa de Estágio superior e técnico, que disponibiliza vagas para as cidades de Mauá (SP), Tremembé (SP) e Camaçari (BA), localidades onde a empresa possui operações no Brasil. Os interessados devem se inscrever até sexta-feira, 31 de maio, por meio do site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/indoramaventuresindovinya2024/.
Para concorrer a uma das 20 vagas, é necessário que o estudante de ensino superior tenha conclusão de curso prevista entre dezembro de 2025 e dezembro de 2028. Já para o estágio técnico, a previsão de término do curso deve ser de junho a dezembro de 2025, com a parte teórica concluída. Os candidatos devem estar cursando as seguintes áreas: Engenharias, Química, Farmácia, Administração, Direito ou cursos correlatos. A carga horária semanal para ambos os perfis é de 30 horas, seguindo um modelo de trabalho híbrido.
A companhia disponibiliza um pacote de benefícios atrativo composto por: bolsa-auxílio, plano médico, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório no local, vale-transporte ou fretado, Gympass ou Totalpass, kit natalino ou cartão de Natal, além dos programas de orientação nutricional, suporte à saúde emocional e apoio ao empregado.
Os candidatos selecionados terão acesso à Trilha de Desenvolvimento, focada no aprimoramento de habilidades comportamentais, conhecidas como Soft Skills, e participação ativa em projetos relacionados à área de atuação. Esses projetos serão apresentados durante o Pitch Day, proporcionando visibilidade às iniciativas dos jovens talentos. Além disso, o programa incluirá atividades de Up Skills, desafiando os estagiários a compreenderem os processos do negócio em profundidade. Também está previsto um Hackathon, no qual poderão propor soluções para desafios reais trazidos pela liderança.
“A Indorama Ventures enaltece o desenvolvimento dos seus colaboradores investindo fortemente numa cultura que encoraja os jovens a tomarem as rédeas das suas carreiras desde o primeiro contato com a sua área de formação. Compreendemos o quão desafiador é esse início e o quanto a jornada de aprendizado é essencial para o sucesso profissional. Assim, fornecemos um programa sólido que capacita os participantes por meio de projetos estratégicos, permitindo que absorvam conhecimento na prática ao lado de profissionais experientes.”, afirma Arthur Felipe Souza Jorge, diretor de Recursos Humanos da companhia.
Para participar do programa, os interessados devem preencher o cadastro no site. Em seguida, serão submetidos a testes online e, posteriormente, a uma entrevista com a Companhia de Estágios. Os candidatos que avançarem serão convidados para a fase final, que inclui um painel de negócios e entrevistas. Os selecionados prosseguirão para a etapa de admissão e apresentação dos documentos necessários. O início do estágio está programado para agosto.
Sobre a Indorama Ventures
A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na Tailândia (Bloomberg ticker IVL.TB), é uma das principais produtoras de petroquímicos do mundo e está presente globalmente com fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da companhia compreende PET Combinado, Óxidos e Derivados Integrados e Fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, são eles: segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 26 mil colaboradores em todo o mundo e gerou receita de US$ 18,7 bilhões em 2022. A empresa está listada nos índices Dow Jones Emerging Markets e World Sustainability Indices (DJSI). Em 2022, a Indorama Ventures concluiu a aquisição da Oxiteno, que agora faz parte da divisão de Óxidos e Derivados Integrados (IOD) da companhia.
FONTE: ASCOM