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quarta, 30 de outubro de 2024

Educação

Escola baiana é vencedora no Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE

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Estudantes do Colégio Técnico Mário Barbon – escola da rede Fundação José Carvalho, em Pojuca (BA) – conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular, na premiação nacional do Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE. A disputa envolveu 4.500 estudantes de instituições de ensino brasileiras.

Formada pelas estudantes Cailane Queiroz, Giulia Pereira e Ana Flávia Souza, a equipe “Três é Demais” teve como desafio a responsabilidade de gerir uma produtora de audiovisual, além de produzir um curta-metragem, sob a orientação do professor mentor, Delmaci Ribeiro. “O desempenho do grupo foi surpreendente, alcançando uma média de produção que se destacou de forma geral nas três categorias, que incluíam o Ensino Superior”, afirma o professor.

Nesta edição do Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE, participaram 1.499 equipes e somente 27 chegaram à etapa final nacional. Já na primeira fase do jogo, a equipe campeã assumiu o primeiro lugar no ranking estadual, pré-requisito na classificação à etapa final nacional. As estudantes concorreram regionalmente com mais de 50 equipes.

A partir do tema “Economia Criativa e Indústria Audiovisual”, os estudantes precisaram associar diversas áreas de conhecimento, que envolvem inovação, tecnologia e criatividade. O jogo possui uma série de etapas com metas a serem cumpridas em espaços de tempo pré-estabelecidos, contemplando a gestão de todos os setores de uma empresa. “Quando começou o desafio, só tínhamos conhecimento que iríamos administrar uma empresa. Tivemos que passar por várias etapas, que envolviam marketing, gestão de funcionários e finanças. Muita matemática em todo o processo, como taxa de sazonalidade, inflação, reajuste de salário. Nossa empresa fluiu sem empréstimos, funcionou com investimentos”, conta orgulhosa Ana Flávia Souza, integrante da equipe.

Segundo Delmaci Ribeiro, a premiação é um estímulo importante para promover uma educação empreendedora, mostrando a esses jovens múltiplas potencialidades e oportunidades de desenvolverem suas habilidades. Funciona como uma janela que apresenta aos jovens perspectivas futuras para o mercado de trabalho. “Para nós, professores, é um momento de realização. Todos os estudantes são capazes de trilhar um caminho em diversas áreas possíveis de atuação. Incentivar essas descobertas é a realização do que acredito que é a educação”, destaca o professor e também ex-aluno da Fundação José Carvalho, Delmaci Ribeiro. Além da “Três é Demais”, outras oito equipes do Ensino Médio da rede de educação Fundação José Carvalho participaram do Desafio do Jovem Empreendedor do Sebrae. Entre elas, a “Tri logos”, composta pelas estudantes Fernanda de Carvalho, Ester Santos e Brenda Silva, foi vice-campeã na etapa estadual.

Fundado em 1978, o Colégio Técnico segue sendo uma das referências educacionais na região, a partir de uma perspectiva arrojada de ensino que busca conciliar o aprendizado com o universo externo. “Cailane, Giulia Pereira e Ana Flávia são estudantes da rede da Fundação José Carvalho de ensino desde a educação infantil. Há toda uma trajetória de formação, que inclui a participação em eventos externos. Nós temos um programa de inovação, que busca fomentar essa capacidade dos nossos estudantes, para além do cognitivo, da formação básica do currículo do ensino médio”, destaca Joana Dourado, Diretora do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho. O Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae vem nessa corrente de lançar um olhar mais externo, motivando esses estudantes a testarem seus conhecimentos e ampliarem a visão de mundo em outros espaços. “Sabemos do potencial dos nossos estudantes. Esse é um desejo constante da rede Fundação José Carvalho”, complementa Joana Dourado.

 

FONTE: ATCOM

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Educação

Estudantes da Região Metropolitana de Salvador participam de Oficinas de Educação Ambiental promovidas pela Braskem

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Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Braskem realizou novas edições das Oficinas de Educação Ambiental, um projeto que busca conscientizar estudantes do SESI e de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana para o descarte correto de resíduos e demais práticas sustentáveis em prol do nosso planeta. Nesta quinta-feira, 6 de junho, a Escola Municipal Sônia Regina de Souza, de Camaçari, recebeu o evento, que, de forma didática, lúdica e participativa, proporcionou a mais de 160 crianças e adolescentes o aprendizado sobre a importância da reciclagem e das boas práticas sustentáveis para o meio ambiente. Neste primeiro semestre foram realizadas 20 oficinas, sendo 16 em Camaçari e quatro em Candeias, com a participação de cerca de 800 crianças. Para o segundo semestre, está prevista a realização de mais 12 oficinas em Salvador e a expectativa é de que até o final do ano todas as 32 edições beneficiem mais de 1.000 crianças.

 

As Oficinas de Educação Ambiental levam às escolas dinâmicas que promovem a mudança da mentalidade linear para a circular, conscientizando sobre os benefícios e a importância da reciclagem para a sociedade e o planeta. Isso acaba fortalecendo os conceitos de economia circular e promovendo o aprendizado sobre a destinação correta de resíduos. Por meio de palestras e de jogos de perguntas e respostas, são abordados temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas. Em Camaçari foram atendidas as escolas Cosme de Farias, SESI Milton Santos, Escola do Natal e Sônia Regina de Souza. Já em Candeias participaram as escolas municipais Padre José de Anchieta e Pasto de Fora.

 

A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta que as oficinas buscam despertar uma consciência ambiental nos pequenos, que prestam atenção aos conteúdos abordados nas dinâmicas e transmitem esses conhecimentos aos familiares, vizinhos e amigos. “As crianças engajam e causam mudanças positivas em suas comunidades. O objetivo das oficinas de educação ambiental nas escolas é que esses jovens se tornem multiplicadores das práticas de reciclagem em suas comunidades, contribuindo assim para que essas ações se tornem rotineiras no dia a dia”, explica a gestora.

 

Além das palestras, a Braskem também estimulou a reciclagem nas escolas com a entrega de cinco cestos coletores, com o intuito de contribuir com o serviço de coleta seletiva a ser implantado pela Limpec, empresa de limpeza pública de Camaçari, em todas as unidades de ensino participantes do município. Os resíduos recicláveis coletados nesses locais serão destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que também participou das ações palestrando sobre como funciona e quais são os desafios e potencialidades da cadeia da reciclagem. Áldene Motta, presidente da Limpec, enfatiza a importância da ação para despertar nas pessoas novos hábitos de consumo e de descarte. “Nós sabemos que esse trabalho vai transformar nossa sociedade, garantindo um futuro melhor para a nossa cidade”, observa.

 

Escolas de Salvador – Na capital baiana, as Oficinas de Educação Ambiental irão ocorrer a partir do mês de julho. A Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, será uma das unidades a receber a ação. A cooperativa parceira no município será a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental – CAMAPET, que ministrará palestra nos eventos sobre a cadeia da reciclagem, além de receber os resíduos coletados. A iniciativa também será promovida em outras duas escolas da cidade a serem definidas. Em 2023, a Braskem realizou quatro oficinas de Educação Ambiental para comunidades de Camaçari, Candeias, Dias d´Ávila e Salvador, com um público total de 496 pessoas sensibilizadas.

 

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

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Educação

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

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Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam nessa sexta-feira (7).

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Enem
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

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