Polo Industrial

Elekeiroz recebe certificação ISO 9001 para sua planta de gases no Polo de Camaçari

Publicado

on

A Elekeiroz acaba de receber a certificação ISO 9001 para o processo de produção de hidrogênio na Planta de Gases no Polo de Camaçari. A empresa, que também produz oxo-alcoois e plastificante DOTP na fábrica baiana, já é certificada com a ISO 9001 desde 2000 e, por isso, não houve investimento adicional para incluir a certificação recebida no mês passado. “Através da auditoria, tivemos a oportunidade de demonstrar que o nosso Sistema de Gestão de Qualidade está devidamente incorporado ao processo de produção de gases, da mesma forma como nos outros processos produtivos da Elekeiroz”, afirma André Brunelli, responsável pela área de Qualidade, Auditoria e Certificações.

Segundo Brunelli, além da certificação ISO 9001, a empresa também tem certificação Halal para a produção de ácido sulfúrico 98% e de enxofre refinado, “e estamos nos preparando para obter a certificação do Programa Atuação Responsável da Abiquim”. Ele conta que o processo de auditoria para a conquista da ISO 9001 para a Planta de Gases “envolveu desde os operadores até a liderança da produção, o que demonstra o comprometimento e a maturidade do Sistema de Gestão”.

Presente na Planta de Gases da Elekeiroz desde a partida da planta em 1997, o técnico Operacional Roberto Ferrer conta que “foi um desafio nos preparar para a certificação. A Planta de Gases é bem organizada em termos de documentação e procedimentos, porém, devido ao fato de ter vindo de uma companhia multinacional, os documentos estavam em inglês e tivemos que realizar ajustes nas instruções de trabalho. Começamos pelos procedimentos mais relevantes. Criamos uma lista de instrumentos críticos de qualidade em relação à integridade e confiabilidade do processo e, também, em relação às especificações dos clientes e satisfação. Sabemos que não adianta ter instruções de trabalho bem elaboradas sem uma matriz de treinamento para que os operadores coloquem aquilo na prática. Por isso, todo o time de operação da Planta foi envolvido.”

Roberto Ferrer ressalta que “por sermos uma planta petroquímica, com alto risco, a Segurança de Processos está sempre junto com o time operacional. Cada mudança de procedimento gera impactos. Hoje todas as pessoas envolvidas – grupos de operação, coordenação – já entendem melhor o caminho para que nada fique solto: treinamento, registro de mudanças e procedimentos. A qualidade não é só documentação para mostrar que está tudo certo. Ela ajuda as pessoas a incorporar o conhecimento e sincronizar os trabalhos”.

Elekeiroz no Polo de Camaçari

A Elekeiroz, mais longeva indústria química do Brasil e parte do Grupo OCQ, é a única empresa da América do Sul a fabricar, de forma integrada, intermediários químicos, plastificantes e resinas termofixas. Os oxo-álcoois da fábrica do Polo de Camaçari são destinados à produção de plastificantes que são utilizados em produtos de diversos segmentos, como o de construção civil, automotivo, naval, tecnologia, vestuário, brinquedos, tintas, vernizes, beleza e cuidados pessoais. Já o DOTP (Dioctil Tereftalato), plastificante para PVC livre de ftalatos, que confere flexibilidade aos produtos, é destinado principalmente para os mercados de calçados, lonas, laminados e sintéticos.

Com um total de 194 empregados, a Elekeiroz no Polo de Camaçari também investe nas ações de responsabilidade social junto às comunidades vizinhas. O total de R$2,2 milhões investidos pela empresa em projetos sociais em 2023 impactaram mais de 6 mil pessoas, sendo mais de 2,5 mil em Camaçari e cidades vizinhas. Para este ano, já está confirmada a realização do segundo ciclo do Projeto Bumerangue, com o objetivo de levar conhecimentos químicos aplicados a escolas públicas vizinhas às suas operações.

 

FONTE: COFIC POLO

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais

Sair da versão mobile