Polo Industrial
Basf Camaçari é destaque na América do Sul por certificação em sustentabilidade
O Complexo Acrílico da Basf no Polo de Camaçari tornou-se a primeira unidade de produção da empresa na América do Sul a obter a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC Plus) para a produção de produtos com balanço de biomassa ou com o selo Ccycled®, utilizando matérias-primas sustentáveis. Estes produtos oferecem o mesmo desempenho e qualidade dos produtos convencionais, com o benefício adicional de ter uma menor pegada de carbono e contribuir para a reciclagem de resíduos. Na planta baiana são produzidos Ácido Acrílico, Acrilato de Butila e Polímero Superabsorvente (SAP), insumos utilizados em diversas indústrias, como adesivos, construção civil, higiene e produtos de pintura.
“Agregar matérias-primas sustentáveis ao nosso processo produtivo possibilita a transformação progressiva da sustentabilidade nas diferentes cadeias de valor da química, contribuindo assim com o Polo de Inovação do Estado da Bahia”, afirma Tânia Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf no Polo de Camaçari.
Segundo a diretora, a abordagem de balanço de massa considera as matérias-primas recicladas ou renováveis como alternativas aos recursos fósseis no início da sua cadeia de valor. O órgão certificador realiza auditorias anuais para garantir que o processo segue de acordo com os critérios. A certificação é aplicada pela ISCC, uma organização internacional e independente, especializada em sustentabilidade e pegada de carbono, que apoia cadeias de suprimentos sustentáveis, totalmente rastreáveis, livres de desmatamento e favoráveis ao clima.
“Estamos muito satisfeitos em alcançar este importante marco de sustentabilidade para a Basf na América do Sul. A equipe gerenciou com sucesso um trabalho intenso, com a realização de uma série de auditorias, o que permitiu a conquista da certificação de forma eficiente em um curto espaço de tempo”, afirma Marcos Ferreira de Carvalho, vice-presidente do Negócio de Petroquímicos da Basf para América do Sul. Ele explica que “o padrão ISCC Plus permite a venda de diferentes soluções sustentáveis, que vão desde produtos com balanço de biomassa até produtos Ccycled®, sem comprometer a conhecida qualidade da Basf”.
De acordo com informações da empresa, a unidade produtiva da Basf no Polo de Camaçari, bem como as demais localidades na América do Sul, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de produtos e soluções ao longo da cadeia de valor e junto com parceiros. As principais contribuições estão nos quesitos: Fome Zero; Igualdade de Gênero; Água potável e saneamento; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Consumo e produção responsáveis e Ação contra a mudança global do clima. Além disso, em 2023, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 200 ações de engajamento social realizadas pela Basf na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de mil colaboradores nos países da região.
Complexo Acrílico da Basf no Polo de Camaçari
O Complexo Acrílico da Basf no Polo de Camaçari foi inaugurado em 2015, sendo o maior investimento da empresa na América do Sul. Para o desenvolvimento da unidade produtiva, foram investidos mais de 500 milhões de euros. Atualmente, a unidade tem capacidade de produção de 320 mil toneladas por ano de produtos como superabsorventes (SAP), ácido acrílico e acrilato de butila, matérias-primas para produtos como fraldas, tintas, tecidos e adesivos e materiais para construção civil. A planta de Camaçari tem foco no mercado brasileiro, mas também exporta para países da América do Sul. O Complexo conta com cerca de 500 colaboradores, somando postos de trabalho diretos e indiretos. Grande parte da mão de obra foi admitida por meio de parceria com o Senai, que também realizou a capacitação dessas pessoas.
FONTE: COFIC